Gracie Barra

Eu, Carlos Gracie Jr, Fundador da academia Gracie Barra situada na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro-Brasil), narrarei em poucas palavras como esta academia foi criada:

A história da Gracie Barra está diretamente relacionada com a minha história, por isso terei que narrá-la em conjunto até a sua criação. A princípio nasci em uma família de lutadores que, liderada por meu pai Carlos Gracie, tinha como finalidade difundir o jiu-jitsu, já que o aprendizado dessa arte lhe trouxeram enormes benefícios na vida. Papai era um espiritualista por natureza, passava esses ensinamentos aos outros para que pudessem se beneficiar também. Tendo crescido nesse ambiente, tive como ensinamento a arte do jiu jitsu e sua filosofia que é de aperfeiçoar o nosso ser.

A academia do meu pai no centro da cidade do Rio de Janeiro estava sendo dirigida por meu tio Hélio Gracie, já que meu pai estava morando e recebendo sua aposentadoria em Teresópolis(cidade próxima ao Rio de Janeiro).

Na academia do centro iniciei meu curso como aprendiz, depois como instrutor e finalmente como professor. Nesta época os professores titulares eram o meu irmão Rolls e meu primo Rorion Gracie.

Com o passar dos tempos, Rorion decidiu ir morar nos Estados Unidos e Rolls montou uma academia em Copacabana junto com meu outro irmão mais velho Carlson Gracie.

Assim fui chamado a assumir a academia do centro junto ao meu primo Rickson. Fiquei lá aproximadamente uns dois anos, mas após esse tempo fui para a Universidade cursar Nutrição e como morava em Copacabana resolvi trabalhar com Rolls. Nesse período o Rolls e o Carlson já tinham se separado, o prédio era o mesmo mas os alunos treinavam em dias alternados.

Quando meu irmão Rolls morreu em um acidente de asa delta, após estarmos uns sete anos trabalhando juntos, os alunos se reuniram e junto com sua esposa me pediram para assumir a academia. Fiquei em Copacabana mais uns quatro anos, depois decidi me mudar para a Barra da Tijuca, um bairro novo que prometia crescer. Foi assim que surgiu o nome Gracie Barra, que tinha como propósito lançar os “Gracies da Barra”

A primeira sede da Gracie barra foi em uma casa na Olegário Maciel 484 – começamos com aproximadamente 20 alunos e após um ano tínhamos 200. Mudamos então para a academia Espaço Vital (atual ByFit), já que o dono da casa a queria de volta. Desde então começamos a nos projetar em competições esportivas e hoje formamos a maior equipe de Jiu-Jitsu de mundo.

Sendo assim sinto-me orgulhoso de todo este trabalho realizado frente a esta instituição que tem como objetivo a formação de atletas e professores.
Mestre Carlos Gracie Júnior