Gracie Barra Brasil

Fundador - Carlos Gracie Junior

Carlos Gracie Jr. nasceu no dia 17 de janeiro de 1956, e cresceu sob forte influência de sua família de lutadores. Em sincronia com a filosofia de vida e os ensinamentos de seu pai, Carlos Gracie Sr, Carlinhos – como é chamado pelos amigos e parentes – observava e aprendia com algumas das figuras mais influentes da família Gracie em todos os tempos: Carlos Gracie, Helio Gracie e o seu irmão Rolls Gracie.

Os anos mais significativos de sua infância e adolescência foram vividos nas serras do Rio de Janeiro, na lendária casa de Teresópolis – um rancho com dezenas de quartos onde os filhos de Carlos Gracie e Helio Gracie viveram e treinaram juntos por anos e anos.

Foi lá que Carlos Gracie Jr. aprendeu a viver numa comunidade onde todos precisavam conviver, dividir as coisas e aprender uns com os outros, uma dinâmica de vida que tornou-se um ideal para ele. Em muitas formas, Mestre Carlos Gracie Jr. parece replicar essa ideia de comunidade em larga escala hoje em dia na Gracie Barra. Aquele ambiente e a filosofia vinda dali forjou sua personalidade e, para muitos, foi um dos ingredientes que o levou a ter tamanho sucesso em diferentes campos profissionais.


Fonte: www.graciebarra.com.br

carlos gracie jr Carlos Gracie Junior

Visão e Valores

Em uma vida dedicada ao crescimento e desenvolvimento do Jiu-Jitsu e da Gracie Barra, o Mestre Carlos Gracie Jr. sempre orientou seus esforços e ações baseado em princípios e valores. Entre os valores mais presentes em tudo que o Mestre Carlinhos construiu se destacaram-se irmandade, expansão e integridade. Dito de forma simples por ele mesmo:

“Minha vida é dedicada ao Jiu-Jitsu. Meu objetivo sempre foi construir uma irmandade para liderar a expansão do Jiu-Jitsu, respeitando sempre a essência da nossa arte. Meus alunos são uma extensão da minha família. Eu quero que cada um dos meus alunos desenvolva o seu potencial como ser humano, ajudando na expansão do Jiu-Jitsu. Devemos fazer isso honrando as tradições e os esforços daqueles que vieram antes de nós.”- Carlos Gracie Jr.

Os valores e princípios que constroem filosofia pessoal do Mestre Carlos Gracie Jr. definiram em grande parte a cultura da Gracie Barra. A tabela abaixo resume cada um dos valores mais estimados por Carlos e como eles impactaram a nossa organização:

valores e visao gb


Fonte: www.graciebarra.com.br

O Legado

Todos nós devemos aprender com nosso passado para educar o futuro. As imagens nas paredes de cada escola da Gracie Barra contam a nossa história desde o início do século XX até hoje.

Em primeiro lugar, Mitsuyo Maeda, o japonês com habilidades inigualáveis que trouxe a arte suave ao Brasil. Ao lado, Carlos Gracie Sr., primeiro aluno de Maeda e o primeiro Gracie de todos a aprender o Jiu-Jitsu. Em terceiro lugar, Hélio Gracie, irmão de Carlos e o melhor lutador dos Gracie do seu tempo. Em quarto, Rolls Gracie, um verdadeiro inovador do jiu-jitsu e campeão da filosofia do jiu-jitsu brasileiro. E, finalmente, Carlos Gracie Jr., o fundador da Gracie Barra e visionário do projeto “Jiu-Jitsu para todos”.

É nossa tradição recordar as vidas de grandes Mestres e praticantes, tanto como um sinal de gratidão e apreço, como também como fonte de inspiração a partir da qual ainda podemos aprender.