Muay Thai

Muay thai (arte marcial tailandesa) é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural.

Hoje em dia o muay thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.

Mestre Prando Junior, vindo de São Paulo onde treinava Hapki-Do com Mestre Álvaro Aguiar, seu mentor nas artes marciais, foi para o Rio de Janeiro para praticar Muay Thai na Academia Naja. Nos anos de 1985 e 1986, Prando Junior ganhou a Copa Manchete de Muay Thai, o Campeonato Carioca e Títulos Brasileiros na categoria Meio Médio Ligeiro.

Em 1989, o já Professor Prando Junior deixou o Rio de Janeiro. Mais tarde, em 1990, se fixou em Americana iniciando seu trabalho de tornar conhecida e respeitada a arte do Muay Thai. Com supervisão do Mestre Paulo Nikolai (Campinas), fundou a Academia Movimento. A partir daí ele começou o trabalho de divulgação do Muay Thai utilizando o nome de Chute Boxe (associado ao boxe tailandês), para que todos entendessem o fundamento básico desta arte marcial. Vários membros importantes e influentes da sociedade apoiaram a academia e aderiram à nova arte que se introduzia na cidade.

O nome Chute Boxe era sempre associado ao do Boxe Tailandes. Eventos importantes vieram para cidade de Americana tais como CAmpeonato Paulista no Clube do Bosque, luta internacional de Boxe e Thai, no recinto da FIDAM.

Professor responsável

Mestre Prando Junior, foi campeão na modalidade na Tailância e vice-campeão na China.

Facebook: https://www.facebook.com/academiamovimentothai/

logo movimento thai